As etapas essenciais para produzir um vídeo

As etapas essenciais para produzir um vídeo

Todos querem atrair mais clientes, seguidores, e obter resultados positivos ao utilizar vídeos na internet. Mas para elaborar um bom vídeo e realizar campanhas criativas, que despertem a atenção do seu público, é preciso considerar que ele contém algumas etapas!

 

3 ETAPAS PARA PRODUZIR UM VÍDEO

Para realizar um vídeo é preciso levar em conta a existência de diversas ferramentas, que separadas se destinam a pensar cada parte do seu material.

Geralmente as pessoas pensam apenas em pontos como roteiro, gravação e edição. Porém cada um destes itens faz parte de um segmento maior, que exige um planejamento e uma atenção específica, para garantir que o resultado saia como você planejou.

Então para entender as necessidades que um material em vídeo necessita, é preciso pensar nestas 3 etapas:

 

PRÉ-PRODUÇÃO

Um erro comum é começar uma produção sem saber exatamente como será o planejamento do vídeo. Essa é uma das etapas mais analíticas e burocráticas, mas que faz uma mega diferença no resultado final.

Para começar é preciso desenvolver uma pesquisa, que costumamos chamar de briefing, para determinar o que deseja ou pretende com o produto final e a partir deste conteúdo iniciar a criação e escrita do roteiro.

Mas aí que todo mundo se confunde, pois o desenvolvimento do roteiro não é só colocar idéias no papel, ele já abrange também uma série de informações sobre a produção, como onde será gravado, com quais equipamentos, quem estará em cena, etc.

Isso pode incluir visitas técnicas a possíveis locais para gravação, definir a linguagem, os equipamentos que serão utilizados, leituras do roteiro com o elenco/apresentador, entre outros pontos.

O mais importante desta etapa é compreender que para valorizar ao máximo o vídeo, é importante que o roteirista tenha noção da estrutura que estará disponível para gravação, para assim poder desenvolver uma linguagem criativa e que destaque seu material.

E é a partir do estudo e desenvolvimento deste roteiro consistente, que é possível partir para a segunda etapa, que é colocá-lo em prática.

 

PRODUÇÃO

Aqui de fato é onde a coisa acontece, fisicamente quero dizer! Então a partir do roteiro, cada segmento desenvolve a sua parte, garantindo que no dia da gravação tudo esteja pronto e afinado, desde o elenco/apresentador, figurino, cenário, direção e produção, que dependendo do tamanho pode envolver mais profissionais ainda.

A parte da gravação em si exige uma série de conceitos, que abordaremos em outro post, para não fugir do tema, que é entender a importância de cada etapa! Então após gravar o material, partimos para a terceira e última etapa.

 

PÓS-PRODUÇÃO

A última etapa é a já famosa Edição, que é super reconhecida e valorizada neste universo dos vídeos para internet!

Mas é importante destacar que a edição sozinha não faz milagres, e que muita coisa que fica animal na edição, foi pensada desde o roteiro, para que funcionasse com o efeito esperado. A maioria dos editores trabalha inclusive a partir do roteiro, fazendo criações para incrementar ainda mais o que já havia sido pensado.

Mas a pós-produção não é somente picotar o vídeo de uma maneira criativa, ela envolve a definição de uma linguagem, que passa pela possibilidade de criar outros elementos (como artes gráficas), a finalização das imagens (tratamentos de cor, etc.) e outras escolhas para definir o estilo do seu material.

A otimização e conclusão do vídeo ainda abrange o formato final, que varia bastante dependendo de onde será veiculado, seja no facebook, instagram, site, whatsapp, etc. Cada meio exige uma configuração diferente, e é importante que também exista um planejamento deste formato, para que o editor saiba desde o princípio o tamanho da janela que ele deve trabalhar.

 

Bom, depois de tanto trabalho é só chamar a sua equipe e comemorar! \o/

 

Sem esquecer que depois de pronto, é preciso distribuir o seu vídeo, pois nada adianta ter um material bem produzido se não for divulgar para o público da forma correta! Mas nisso a gente te ajuda em outro post! 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *